sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

LIVRO POLÊMICO NO BRASIL EM BREVE

 
Na semana em que ocorrem atos terroristas em Paris, onde homens encapuzados atacaram o jornal satírico Charlie Hebdo, com (fuzis) Kalashnikovs e 20 pessoas ficam feridas, recebemos a notícia de que um livro de “ficção”, que trata do assunto e causa polêmica naquele país, será lançado no Brasil pela editora Alfaguara, com o título Submissão.
Submissão, o mais novo livro do francês Michel Houellebecq vem causando furor na França desde o final da semana. A obra tem como pano de fundo um França comandada, num futuro muito próximo, por um partido mulçumano.

O livro começou a ser vendido ontem (08/01/2015), nas livrarias francesas, ao mesmo tempo em que a edição semanal do Charlie Hebdo, o mesmo jornal atacado pelos terroristas, chegava às bancas, tendo na capa uma charge sobre o controverso escritor e seu lançamento polêmico.
A ficção se passa no ano de 2022 e, para combater a Frente Nacional, de extrema direita, dois partidos tradicionais, o Partido Socialista e a conservadora UMP, se juntam na criação de um partido mulçumano e seu líder, o fictício Mohamed Bem Abbes, se tornará o presidente da República. Esse é basicamente o enredo do romance que tem como protagonista um professor de literatura.
Por causa de Soumission, Houellebecq foi acusado de islamofóbico e de racista. Em entrevista, disse não conhecer romance algum que tenha mudado o rumo da história, que ele não estava tomando partido e que é pouco factível que o que imaginou se torne realidade – embora acredite no triunfo de Marine Le Pen em 2017. O jornal de esquerda Libération disse que ele dava respaldo intelectual à Frente Nacional e seu discurso sobre imigração.
Houellebecq, que anos atrás chegou a chamar o islamismo de “babaca”, comentou ter mudado de ideia após ler o alcorão. À agência EFE, ele disse que “a conclusão mais evidente é que os jihadistas são maus muçulmanos” e que “em principio, a guerra santa não esta autorizada. Só é válida a pregação”.

Michel Houellebecq


Autor de O Mapa e o Território (Record), vencedor , em 2010, do Prêmio Goncourt, e Extensão do Domínio da Luta (Sulina), entre outros, o francês quase veio ao Brasil duas vezes para participar da Festa Literária Internacional de Paraty- FLIP, mas nas duas vezes cancelou a viagem.
 
Fonte: Jornal “O Estado de São Paulo (09/01/15)
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário