quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

VOCÊ QUER SER ESCRITOR? – Parte 2


A INSPIRAÇÃO.
Por L. H. Hoffmann.  

            Como foi dito por James Andrade na sua explanação sobre As Sete Regras Importantes para se escrever, a inspiração para o tema que você irá explorar em sua futura obra pode vir de qualquer lugar. Nenhuma idéia para uma história surge do nada. Elas, na sua grande maioria, começam alicerçadas em algum fato vivido pelo autor, fatos históricos que ele deseja contar ou recontar, experiências profissionais ou pessoais, bem como de seu cotidiano ou dos amigos a sua volta. É comum um autor criar um personagem baseado em uma ou mais pessoas de seu convívio.
            O maior escritor de Literatura Fantástica Brasileira da atualidade, André Vianco, declarou aos seus fãs que a inspiração para o livro “Sementes no Gelo” veio enquanto ele assistia a uma matéria sobre criogenia.
            Então qual é a melhor fonte de inspiração? Essa resposta é fácil. A realidade. Outra máxima dita por James Andrade é que até os livros de Literatura Fantástica estão calcados na realidade. Um autor está constantemente atento as coisas que o rodeiam. Um simples aparelho celular pode se tornar o tema para uma grande história. Veja o livro “Celular” de Stephen King.
É verdade que um grande escritor para criar uma obra de valor precisa de outras ferramentas tais como conhecimento da língua, habilidade descritiva, bom senso, noções de estrutura literária, estar propenso a receber feedbacks e criticas, ter conhecimentos básicos suficientes para criar personagens coerentes e cativantes, e o mais importante, saber observar.
            Grandes cientistas e praticamente tudo que conhecemos hoje tem suas explicações alicerçadas em experimentos e observações.
            Como uma construção que precisa de uma boa fundação para se manter de pé, uma obra literária precisa de uma idéia, um tema, que atraia o interesse do leitor e estimule o autor e escrevê-la. A isso damos o nome de inspiração. Nada é realizado se a pessoa que pretende executá-la não tiver inspiração. A inspiração é o combustível primário para que as engrenagens comecem a trabalhar. Não é difícil encontrá-la. Ela está, como já disse, por toda a parte. Basta ter olhos para vê-la.
_________
L. H. HOFFMANN – é professor do ensino médio, atual administrador do site Fontes da Ficção e prepara seu primeiro romance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário