segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

SUPERMAN

 
NOME ORIGINAL: SUPERMAN
PAÍS: Estados Unidos da América
CRIADOR(ES): Joe Shuster e Jerry Siegel.
DATA DA CRIAÇÃO: Junho de 1938.
PRINCIPAIS INIMIGOS: General Zod, Apocalypse, Darkseid, Brainiac e Lex Luthor. 

PODERES: Os poderes e habilidades de Superman modificaram-se drasticamente desde sua primeira aparição na década de 1930. Conforme o personagem ia se desenvolvendo, suas habilidades foram sendo ampliadas para manter o interesse de sua audiência. A extensão de seus poderes chegou ao topo durante as décadas de 1970 e 1980, de tal forma que tornou-se difícil criar desafios interessantes ao personagem. Como resultado, seus poderes foram diminuídos quando sua história foi "resetada" pelo escritor John Byrne depois da série Crise nas Infinitas Terras. Depois da saída de Byrne, seus poderes foram gradualmente aumentados novamente mas, mesmo assim ele continua mais fraco do que o Superman pré-Crise. Seus poderes ao longo de sua existência foram:
Superforça:  Uma força muito maior do que a de um ser humano normal, fazendo-o "mais poderoso que uma locomotiva," é um dos poderes de assinatura do Superman. Representações do limite superior da quantidade de peso que ele pode levantar variaram; por exemplo de ser capaz de fazer o trabalho de vários operários na metade do tempo, levantar objetos centenas de vezes com o seu próprio peso, incluindo qualquer veículo de tamanho sobre sua cabeça, dobrar e / ou quebrar o aço com as mãos nuas, elevar montanhas, e todo o caminho até a Idade da Prata e Idade Moderna mover planetas inteiros. Depois de ser saturado com energia solar amarela no Grandes Astros: Superman, sua força foi testada como excedendo a força de 200 quintilhões de toneladas (ou 2x10 ^ 20 toneladas, em notação científica, ou seja, 200.000.000.000 bilhões de toneladas ou ainda 200.000.000.000.000.000.000 de toneladas). As explicações incluem adaptação para a gravidade mais pesada de Krypton, e seus músculos usaram o poder da energia solar que alimenta todas as suas habilidades. A resistência de Superman também foi mostrada como ilimitada (enquanto ele permanecer na luz solar amarela).

 
Invulnerabilidade: Imunidade a quase todas as formas de dano, incluindo a força extrema e temperaturas extremamente elevadas. A eficácia variou de sua pele ser perfurável por nada menos que uma "concha de explosão" para ser completamente ileso no marco zero de uma explosão nuclear. Esta habilidade inclui imunidade às doenças mais conhecidas, como vírus e toxinas. Explicações para essa capacidade incluem kryptonianos com uma estrutura molecular extremamente densa para cada uma de suas células, emitindo uma aura inquebrável de energia solar. No entanto, em raros casos Superman tem exigido atenção médica, esta resistência a lesões complicou procedimentos necessários, como a cirurgia. Por exemplo, quando um criminoso atirou com munição de kryptonita, um cirurgião foi forçado a dar ao Superman uma exposição controlada ao mineral, a fim de enfraquecer temporariamente a sua pele o suficiente para fazer as incisões necessárias para remover os fragmentos internos da bala. Em algumas versões, este poder retarda muito o seu envelhecimento e aumenta à medida que ele fica mais velho, às vezes tornando-o efetivamente imortal. O epílogo para a Sociedade da Justiça da América no enredo "O Reino do Amanhã" (uma espécie de sequência para a série limitada O Reino do Amanhã), mostrando Superman sobrevivendo mil anos no futuro, ainda que com uma idade muito avançada, como um homem encurvado. Outra versão no DC Um Milhão de vidas por meio do Século 853, cerca de 83.200 anos a partir de agora.
Vôo: A capacidade de desafiar e naturalmente operar de forma independente da gravidade e impulsionar-se através do ar à vontade. Originalmente, ele só tinha o poder de saltar grandes distâncias, como afirmado na década de 1940 nos desenhos animados do Superman ("Capaz de saltar prédios altos num único salto"). Isso variou de simplesmente ser capaz de saltar grandes distâncias usando sua força imensa, para início no final de 1941 sendo capaz de acelerar, flutuar no ar, e mudar de direção enquanto viaja. Mais tarde ele se tornou capaz de atravessar distâncias interestelares sem parar. Lex Luthor, uma vez teorizou que Superman tinha a haste de um planeta gigante com gravidade enorme, onde sua espécie desenvolveu naturais órgãos anti-gravidade e serem capazes de funcionar; na Terra, este lhe permitiria controlar o seu próprio campo gravimétrico para voar.
Supervelocidade: Outra das habilidades de assinatura do Superman é a sua velocidade sobre-humana, permitindo-lhe mover, reagir, correr, e voar extraodinariamente rápido. Originalmente classificado como sendo "mais rápido que uma bala", permitindo-lhe pegar balas no ar antes de atingi-lo, ou qualquer outra pessoa. Velocidades máximas variaram de cerca de cem quilômetros por hora, quando ele foi criado na década de 1930 a velocidades próximas a velocidade da luz na década de 1970 e 1980. Seus pensamentos e percepções são também muito acelerados para ser capaz de controlar suas ações enquanto se move em altas velocidades. A velocidade de corrida do Superman muitas vezes foi comparada com a do Flash. Mas ja foi mostrado pela própria DC, seguinte a reformulação pós-crise, que o unico personagem que ultrapassa a velocidade da luz é o Flash.
Visão de raio-x: A capacidade de ver através de objetos sólidos, geralmente com a exceção do chumbo. As primeiras histórias no princípio de que esconder objetos o impediria de encontrá-los, no entanto, as histórias mais modernas mostram Superman sendo capaz de tirar proveito da opacidade para fazer uma varredura gama de uma área com sua visão de Raios-X em que os objetos tornam-se imediatamente visíveis e, em seguida, estreitou sua busca aos locais específicos. As explicações de como funcionava este poder variaram, mas raramente incluem a emissão e percepção do real Raio-x, como a radiação de alta energia, seria realmente perigoso para os seres vivos que usa-sem. A teoria mais comum envolve ser capaz de ver e concentrar-se sobre os padrões de radiação cósmica natural como ele reverbera objetos fora. A visão de Raio-x foi usada pela primeira vez por Superman em Action Comics # 11 (Abril 1939), onde era chamado de "Superman é a visão de raios-X."
Visão de calor: Capacidade de emitir a energia solar a partir de seus olhos. Geralmente os lasers se assemelham a vermelho ou laranja - como feixes, o que pode ser invisível a baixas temperaturas, mas extremamente brilhante em altas. O alcance efetivo de seus raios são centenas de pés. Além da variação da largura do feixe, altura e intensidade, Superman tem demonstrado um alto grau de habilidade e precisão na manipulação de seu uso dos feixes, capaz de com este poder fazer precisão cirúrgica e em níveis microscópicos. Uma vez que o poder pode ser usado de forma invisível, Superman muitas vezes leva vantagem, para executar tarefas sutilmente, sem necessidade de entrar na fantasia. Em algumas versões, esses feixes também pode ser usados para produzir grande força concussiva ao invés de calor. Os feixes são tremendamente poderosos e pode ser usado para ruptura de placas de aço e pulverizar rocha. Também em algumas histórias, ela pode ser refletida como um laser verdadeiro, capaz de usar uma grande habilidade e precisão na manipulação das explosões em alvos múltiplos em rápida sucessão, ou mais comumente para remover o cabelo facial muito durável. Às vezes, demonstrou ser um dos seus poderes mais fisicamente drenados para usar, quando ele usa energia concentrada, tais como solar. Nas histórias pré-crise, Clark usa óculos com lentes de vidro de Krypton (inicialmente canibalizados da cúpula do seu foguete de transparência) para que ele possa disparar sua visão de calor através deles sem danificá-los. Nas histórias do 1986 em diante, relançaram Clark usando óculos regular e, em seguida, com a revisão em Superman: Origem Secreta, ele usa óculos com vidro kryptoniano que são destinados a conter emissões indesejadas e, nesta situação, Clark é forçado a tirá-los momentaneamente do arco de seus olhos, queimando ao usar sua eficaz visão de calor.
Respiração Super-Humana: Capacidade de inspirar e expirar grandes volumes de ar com grande força, capaz de extinguir grandes incêndios e mover objetos pesados ​​como carros. Também permite que Superman prenda a respiração por longos períodos em ambientes sem ar. O lançamento (exalação) de ar altamente comprimido através de uma válvula (como os lábios franzidos) faz com que a temperatura caia radicalmente. Isto é conhecido como efeito Joule-Thomson, e quando Superman faz isso, ela é normalmente referida como Sopro Congelante, e pode esfriar objetos a temperaturas abaixo de zero e congelar sólido a umidade do ar.
Super-Audição: Pode ouvir sons muito mais baixos, com muito mais detalhes a distâncias muito maiores do que normalmente é humanamente possível, incluindo sons em freqüências indetectável para seres humanos, tais como apitos para cães. Superman é capaz de mentalmente captar a maior parte destes sons para ouvir normalmente, mesmo em um ambiente ruidoso, e pode se concentrar em coisas específicas, como a voz de uma pessoa ou batimentos cardíacos, mesmo que estejam em outra parte da cidade. Ele pode até mesmo ouvir sons em outros planetas. Como os seres humanos e a maioria dos animais, ele tem a habilidade de automaticamente perceber o seu próprio nome fora do amontoado de várias conversas ouvidas por acaso, fazendo-o adepto de rapidamente responder às chamadas de sofrimento por toda a cidade.
Visão Sobre-Humana: Seus sentidos concedem-lhe a capacidade de ver mais longe e com maior precisão e detalhes do que humanamente possível. Às vezes, inclui a capacidade de ver em frequências invisíveis aos seres humanos, tais como transmissões de rádio, luz infravermelha, a aura bioelétrica que envolve todas as coisas vivas, mesmo em escuridão total. Desdobramentos deste poder incluem Visão Telescópica, que lhe permite "em zoom" enxergar objetos ao longe, e às vezes, centenas de quilômetros de distância, e Visão Microscópica, o que lhe permite aplicar zoom em objetos que normalmente seriam muito pequenos para ver, como os em um nível celular ou molecular.
Olfato Sobre-Humano: Um senso de alta precisão do olfato comparável ao de alguns animais, como cães. Pode ser usado para detectar coisas como os produtos químicos em uma bomba escondida em algum lugar numa sala lotada.
Memória eidética: Superman é ocasionalmente mostrado ter recordação, impecável e total em tudo que ele já viu, leu ou ouviu. Por sua vez, ele é muitas vezes descrito como sendo fluente em muitas das línguas e culturas da Terra.
Hipnose: Este poder foi criado para justificar o motivo das pessoas não reconhecerem-no caso use óculos.Este poder permite Superman projetar a imagem que ele quer nos olhos das pessoas com a ajuda de seus óculos que possuem lentes feitas com pedaços de vidros do planeta kripton, assim intensificando esse poder 'hipnótico" fazendo as pessoas acreditarem que Clark Kent não é o Superman.
Viagem no tempo ou entre dimensões: Possuindo esse poder, Superman pode viajar no hiperespaço a velocidades superiores as da luz e criar portais temporais e interdimensionais. 
 

FRAQUEZAS: Os pontos fracos do Superman são:
Kryptonita: Sua fraqueza mais conhecida. Fragmentos radioativos do planeta Krypton criados por fusão durante a explosão que destruiu seu planeta natal. As células do Superman armazenam radiação eletromagnética (como a luz solar) e convertem-na em energia, manifestando-se como seu super-poderes. Quando Superman é exposto a kryptonita (dentro de cerca de 10 pés ou menos de qualquer tamanho ou quantidade), sua alta radiação rapidamente interfere com este processo, causando dor física severa e a perda de seus poderes, embora o chumbo possa ser usado para bloqueá-lo para fora.
Sol Vermelho: Natural do sistema planetário de Krypton, o vermelho da radiação solar substitui o alto rendimento de energia solar amarela nas células do Superman, roubando-lhe o combustível para seus poderes. Este processo não tem os sintomas dolorosos, incapacitante da Kryptonita, e essencialmente o deixa com a saúde normal e habilidades de um ser humano em seu tamanho e forma, como fez para toda a população de Krypton durante sua existência. Exposição à luz solar amarela faz com que os seus poderes voltem. Outros que sejam afetados pela radiação solar vermelha, utilizando a sua energia solar amarela antes de ter a chance de recarregar também faz com que Superman perca seus poderes.
Magia: Ela varia de escritor para escritor. Embora não seja tanto uma fraqueza real, a invulnerabilidade do Superman não oferece nenhuma proteção contra magia. Como resultado, lançar feitiços sobre Superman afetam-o do mesmo modo que afetariam uma pessoa comum. Isso às vezes vai tão longe como armas encantadas serem capazes de subverter também a sua invulnerabilidade. Geralmente, ele sofre a vulnerabilidade desde que ele é diretamente atacado com magia. Mas existe uma série de exceções, como em Justice League of America (versão 1) # 49, onde Superman enfrenta um ogro. Ataques diretos do Superman não têm efeito sobre o ogro, no entanto Superman é capaz de prejudicar o ogre através da utilização de uma vara.
Forças Físicas Maciças: Enquanto Superman é extremamente resistente a mais danos físico, ele não é bastante ou completamente invulnerável e é suscetível a lesões temporárias de forças físicas normalmente entregue a ele por alguns de seus inimigos superpoderosos intergaláticos. Superman tem a capacidade para ganhar energia da luz solar por ser contraproducente;por exemplo, se ele é espancado tão rapidamente que seu corpo não tenha tempo para curar (como aconteceu em sua batalha com Apocalypse). Em alguns exemplos da mídia, ele foi mostrado ter uma vulnerabilidade similar à eletricidade, uma fraqueza explorada por nemeses Conduit e Live Wire.
Chumbo: O chumbo é o único material conhecido que não é afetado por sua visão de raio X, isto é, é o único material que sua visão de raio X não consegue transpor, impedindo-o de ver objetos contidos dentro câmaras de chumbo, por exemplo (entretanto, Superman pode partir e esmagar chumbo com facilidade).
Kryptonita vermelha: Diferentemente da kryptonita verde, não causa nem um efeito corporal ou dano físico, no entanto parece afetar a mente de um kryptoniano, alterando sua personalidade e seu modo de pensar e raciocinar, ou seja, como o superman é calmo e do bem ele se torna agressivo e mal. Os unicos que tem conhecimento do efeito da kryptonita vermelha sobre os kryptonianos são Batman(Que tem conhecimento do ponto fraco de diversos heróis e vilões caso seja preciso detelos) e Lex Luthor(Que investiga o Superman constantemente para saber como derrota-lo e acabar com sua reputação). 

HISTÓRICO DO PERSONAGEM: O personagem nasceu no fictício planeta Krypton e foi chamado pelos seus pais de Kal-El (que significaria Filho das Estrelas no idioma kryptoniano). Foi mandado à Terra por seu pai, Jor-El, um cientista, momentos antes do planeta explodir. O foguete aterrissou na Terra na cidade de Smallville (por alguns anos, foi traduzida no Brasil como Pequenópolis), onde o jovem Kal-El foi descoberto pelo casal de fazendeiros Jonathan e Martha Kent. Conforme foi crescendo, ele descobriu que tinha habilidades diferentes dos humanos. Quando não está atuando com o tradicional uniforme azul e vemelho, ele vive como Clark Kent, repórter do Planeta Diário (Estrela Diária em Portugal). Clark trabalha com Lois Lane, com quem hoje é casado. 

O HERÓI NA MÍDIA: A primeira aparição do Superman foi em Action Comics #1, em 1938. Em 1939, uma série de mesmo nome foi lançada. A primeira edição consistiu principalmente de aventuras já publicadas em Action Comics, mas apesar disso a revista atingiu grande vendagem. 1939 também foi publicado na especial New York World's Fair Comics, que no verão de 1942 virou World's Finest Comics. Com a edição #7 de All Star Comics, Superman fez sua primeira de um número infrequente de aparições, nesta ocasião aparecendo brevemente para estabelecer-se como membro honorário da Sociedade de Justiça da América.
Inicialmente Jerry Siegel e Joe Shuster queriam ser responsáveis por toda história e arte de todas as tiras publicadas. Entretando, a visão de Shuster começou a deteriorar-se, e o aumento das aparições da personagem implicou numa sobrecarga de trabalho. Isso fez com que Shuster estabelecesse um estúdio para ajudar na produção da arte embora ele insistisse em desenhar o rosto de todo Superman que o estúdio produzia. Fora do estúdio, Jack Burnley começou fazendo capas e histórias em 1940. Wayne Boring, inicialmente empregado no estúdio de Shuster, começou trabalhando para DC em 1942 fazendo páginas para Superman e Action Comics.
 

ALGUNS FILMES, ANIMAÇÕES E SERIADOS:
Animações:
            - Superman (Animação de Max Fleischer) – 1941 a 1942 – 17 episódios
            - The New Adventures of Superman (Animação da Filmation) – 1966 à 1969
            - Superamigos (Animação) – 1973 à 1984
            - Superman (Animação) – 1987 – 13 episódios
            - Superman: The Animated Series (Warner Bros.) - 1996
Seriados:
            - Superman (ator: George Reeves) – Seriado para cinema – 1948
            - Atom Man vs Superman (ator: George Reeves) – Seriado para cinema – 1950
            - Superman and the Mole-Men (ator: George Reeves) – 1951
            - As Aventuras do Superman (ator: George Reeves) – 1951 à 1958
            - Superboy – 1988 à 1992
            - Lois & Clark: The New Adventures of Superman (Ator: Dean Cain) – 1993 à 1996
            - Smallville – 2001 à 2011
Filmes:
            - Superman (ator: Christopher Reeve) – 1978
            - Superman II (ator: Christopher Reeve) – 1980
            - Superman III (ator: Christopher Reeve) – 1983
            - Superman IV (ator: Christopher Reeve) – 1987
            - Superman – O Retorno (ator: Brandon Routh) – 2006
            - Homem de Aço (ator: Henry Cavill) - 2013

 
Video games:
- 1978: Superman, da Atari para o Atari 2600.
- 1984: Superman III, da Atari, para seus computadores de 8 bits. Nunca foi lançado.
- 1985: Superman: The Game da First Star Software, para o Commodore 64.
- 1987: Superman, da Kemco para o NES.
- 1988: Superman: Man of Steel, da Tynesoft para o Commodore 64.
- 1988: Superman, fliperama da Taito.
- 1992: Superman: The Man of Steel, da Virgin Interactive para o Master System.
- 1992: Superman, da Sunsoft para o Mega Drive.
- 1994 / 1995: The Death and Return of Superman (baseado em A Morte do Superman), da Sunsoft, para Super Nintendo e Mega Drive.
- 1995: Personagem jogável em Justice League Task Force, da Acclaim para Super Nintendo e Mega Drive.
- 1998: Superman, da Titus para o Game Boy.
- 1999: Superman 64, da Titus para o Nintendo 64.
- 2002: Personagem jogável em Justice League: Injustice for All, da Midway para o Game Boy Advance.
- 2002: Superman: The Man of Steel, da Infogrames/Atari para o Xbox.
- 2002 / 2003: Superman: Shadow of Apokolips, da Infogrames/Atari, para PlayStation 2 e GameCube.
- 2003: Superman: Countdown to Apokolips, da Infogrames/Atari para Game Boy Advance.
- 2003: Personagem jogável em Justice League: Chronicles (também baseado no desenho da Liga), da Midway para Game Boy Advance.
- 2006: Personagem jogável em Justice League Heroes, da Eidos para PlayStation 2, Xbox, Nintendo DS e PSP. Aparece como personagem auxiliar, não-controlável na versão de Game Boy Advance deste jogo (que é focalizada no Flash). Dublado por Crispin Freeman nas versões para console.
- 2006: Superman Returns (baseado no filme de mesmo nome), da Electronic Arts para PlayStation 2, Xbox, Xbox 360 e Nintendo DS. Dublado por Brandon Routh nas versões para console.
- 2006: Superman Returns: Fortress of Solitude, da Electronic Arts para Game Boy Advance.
- 2008: Personagem jogável em Mortal Kombat vs. DC Universe, da Midway para Playstation 3 e Xbox 360. Dublado por Chris Smith.
- 2010: DC Universe Online, da Sony para Playstation 3 e PC. Dublado por Adam Baldwin.
- 2013: Injustice: Gods Among Us, disponível para PS3, Xbox 360 e Nintendo Wii U. Dublado por George Newbern na versão americana e Guilherme Briggs na versão brasileira

SIMBOLOS:

 
 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário