sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

SERES FANTÁSTICOS - SEREIAS

NOME ORIGINAL: do grego antigo: Σειρῆνας. Em inglês: Mermaid
PAÍS: Antiguidade: Grécia e região; Atualmente: mundial.
CARACTERISTICAS: Ser parte mulher, parte peixe 

HISTORICO: As Sereias são filhas do rio Achelous e da musa Terpsícore. Eram lindas e cantavam com tanta doçura que atraíam os tripulantes dos navios que passavam por ali fazendo as embarcações colidirem com os rochedos e afundarem. Odisseu, personagem da Odisseia de Homero, conseguiu salvar-se porque colocou cera nos ouvidos dos seus marinheiros e amarrou-se ao mastro de seu navio, para poder ouvi-las sem se aproximar. As sereias representam na cultura contemporânea o sexo e a sensualidade.
          Na Grécia Antiga os seres que atacaram Odisseu eram na verdade, retratados como sendo sereias, mulheres que ofenderam a deusa Afrodite e foram viver numa ilha isolada. Se assemelham às harpias, mas possuem penas negras, uma linda voz e uma beleza única. Segundo a lenda, o único jeito de derrotar uma sereia ao cantar seria cantar melhor do que ela.
A Sereia mais conhecida é Ariel, citada no classico de Hans Christian Anderson intitulado A Pequena Sereia. Algumas outras sereis citadas na literaruta clássica são:
  • Pisinoe (Controladora de Mentes),
  • Thelxiepia (Cantora que Enfeitiça),
  • Ligeia (Doce Sonoridade),
  • Aglaope,
  • Leucosia,
  • Parténope.
Uma das caracteristicas das Sereias é que, após alcançar 30 anos de idade, elas adquirem a capacidade de mudar sua cauda para pernas sempre que quiserem. 

 
FATOS REAIS: O canal Animal Planet exibiu um documentário intitulado SEREIAS, onde relata supostos avistamentos de sereias e analisa a possibilidade de seres semelhantes a elas terem realmente existido. Segundo o documentário, cientistas descobriram indícios de espécies semelhantes às sereias. Segundo eles, há múltiplas explicações que justificam a hipótese da evolução de um Macaco Aquático, entre elas:
- O fato de sermos os únicos primatas que não tem o corpo totalmente recoberto por pelos, uma condição só existente em ambientes aquáticos ou subterrâneos.
- Os humanos são os únicos mamíferos bípedes. Essa transformação não ocorreria facilmente na savana africana, onde evoluíram os primeiros homens. Já na água, o corpo humano tende a manter essa posição.
- A respiração do ser humano é diferente da de outros mamíferos, já que temos a capacidade de controlá-la voluntariamente. Tal como os mamíferos marinhos, podemos inalar o ar necessário para mergulhar e depois voltar à superfície para respirar.
- Assim como os mamíferos aquáticos, e ao contrário dos terrestres, os humanos possuem uma reserva de gordura que retêm durante todo o ano.
- As lágrimas, a sudorese excessiva e a porção de pele que separa o polegar do dedo indicador sugerem antepassados aquáticos segundo os adeptos da teoria.
- Por último, nossa facilidade de nadar, em comparação à falta de jeito de muitos mamíferos terrestres na água, sugere que evoluímos de seres aquáticos. 
 
TELEVISÃO E CINEMA: Segue alguns dos filmes e documentarios envolvendo as sereias. São eles:
- Na animação infantil A Pequena Sereia (The Little Mermaid), baseado no conto de Hans Christian Anderson, conhecemos a sereia mais famosa, Ariel.
- Em H2O: Just Add Water, no Brasil, H20 Meninas Sereias, é uma série australiana que conta a história de três garotas chamadas Cléo, Drika e Nanda que acidentalmente viram sereias ao se molharem. Assim, vivendo grandes confusões!
- Em Splash, um filme de 1984 a sereia Madison (Daryl Hannah), salva o jovem Allan Bauer (Tom Hanks) de um afogamento, já na idade adulta é Bauer que tem que salva-la de pesquisadores.
- Aquamarine é um filme de 2006, adaptado do livro homónimo da escritora Alice Hoffman. Duas amigas, Claire Brown (Emma Roberts) e Hailey Rogers (JoJo) encontram a sereia Aquamarine (Sara Paxton) e decidem ajudá-la a encontrar o seu verdadeiro amor, em troca ela realizara o maior desejo das meninas.
- No Anime Mermaid Melody cada uma das sete sereias é a princesa de um oceano e possuem uma pérola que representa uma das cores do arco íris.
- Na Rede Globo o tema foi abordado em uma minissérie de (04) quatro capítulos, denominado O Canto da Sereia. A história era de uma moça que se chamava "Sereia", graças a sua devoção por Iemanjá, conseguiu ser a rainha do axé baiano.
- No Animal Planet o tema foi abordado em um documentario, denominado "Sereias:O descobrimento" que apoia uma das teorias sobre a evolução humana " A teoria do macaco áquatico " que diz que o ser humano surgiu de um primata marinho.
- Em Mako Mermaids, no Brasil disponível no site de filmes online Netflix, Mako Mermaids, é uma serie australiana baseada(Spin-Off) em H2O: Just Add Water. Sereias da vida real a serie conta a história das sereias, Sirena, Nixie e Lyla, que foram cobradas com a responsabilidade de proteger a Ilha Mako de invasores. Elas acabaram frustradas pela chegade de Zac, um garoto de 16 anos que forma uma ligação especial com a Ilha, e lhe é concedido uma cauda de peixe, bem como poderes incríveis. Ameaçado pela sua existência, as três sereias são obrigadas a afastar-se de seu cardume, e numa tentativa de sobrevivência, ter pernas para tomar de volta os poderes de Zac ou o risco de serem banidas do cardume de serias de Mako para sempre. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário