domingo, 6 de outubro de 2013

O QUE É STEAMPUNK?

 
      O steampunk surgiu em meados de 1980 em meio a romances ciberpunk que vinculavam naquele período. Histórias de universos paralelos narrando aventuras com personagens conhecidas ou não, que de alguma forma mudaram algum detalhe no passado o que proporcionou mil e uma idéias e invenções que, de outra maneira, não teriam tomado forma.
       Assim, no conteúdo dessas histórias extraordinárias e convidativas encontramos Santos Dumont ainda vivo e melhorando seus inventos, ou a influência da Rainha Vitória em organizações militares que nunca existiram, mas que ali, naquele universo atuam e dirigem a história de forma fantástica e assombrosa. Personagens criativas interagem com grandes personalidades da história em todos os países do mundo. Dessa forma a tecnologia a vapor desenvolveu-se de maneira astronômica levando o homem aos astros enquanto a eletricidade surgiu timidamente e convivendo pacificamente com o vapor.
         Como exemplos de steampunk temos filmes como: “As Loucas Aventuras de James West”, “A Liga Extraordinária”, “Rocketeer” e o recente “9 – A Salvação”.
         Já na literatura temos nomes de peso como Julio Verne e William Gibson & Bruce Sterling. No campo da escrita brasileira, podemos encontrar antologias voltadas para o tema, como “Vapor Punk”, da Draco e “Steampunk”, da Tarja Editorial. É um gênero que trás um estilo novo vestido de antigo valorizando o passado sem esquecer-se do futuro.
Matéria: L. H. Hoffmann
Fontes: Conselho Steampunk

Saiba mais:
Conselho Steampunk:
http://sp.steampunk.com.br/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário