quarta-feira, 10 de abril de 2013

WORKSHOP - O Medo na Literatura



"A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo. E o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido."  H. P. Lovecraft


Entre os sentimentos que caminham junto ao homem, o medo é uma das emoções mais constantes e intensas. O medo é um dos mecanismos do instinto de sobrevivência, intensificado pela consciência de nossa finitude. O mistério da morte é a mola mestra de diversas narrativas.
Na cultura ocidental, a literatura capaz de despertar o medo no leitor possui uma longa tradição. E ao lado do amor, é um dos elementos constitutivo da estrutura narrativa.

A proposta da oficina "O Medo na Literatura" é conceituar, explorar e refletir sobre o medo em suas diferentes formas na elaboração de textos literários.
As atividades propostas irão ampliar e discutir a criação literária além de oferecer aos participantes uma breve noção de escrita.  Iremos ver como o medo é apresentado na literatura estrangeira e nacional. Quais são os principais autores brasileiros e estrangeiros do gênero. Faremos uma comparação de estilos entre H. P. Lovecraft e Edgar Allan Poe. Tudo acompanhado por atividades interativas. O Evento é totalmente gratuito.
 
PALESTRANTES

J. Modesto – Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, estreou na Literatura com a obra “Trevas”. Participou com outros seis autores de renome nacional, da antologia “Amor Vampiro”, ganhadora do prêmio Codex de Ouro de melhor antologia. Sua segunda obra, intitulada “Anhangá - A Fúria do Demônio”, foi destaque da Bienal do Livro de São Paulo de 2008. Participou das antologias ”Anjos Rebeldes” e “Livro do Medo”. Sua mais recente obra é “Vampiro de Schopenhauer”. 

Oscar Nestarez – É formado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduado em História da Arte pela FAAP. Autor do livro “Poe e Lovecraft: Um Ensaio sobre o Medo na Literatura”, que traça uma análise entre as vidas e algumas das obras dos dois maiores autores do gênero.

ANOTE NA SUA AGENDA

DIA: 27 de abril, sábado
HORÁRIO: das 15h30 às 18h.
LOCAL: Biblioteca Viriato Corrêa
              Rua Sena Madureira, 298 - Vila Mariana – SP
              Tel.: (11) 5573-4017 e (11) 5574-0389
REALIZAÇÃO: Sistema Municipal de Bibliotecas
                        Secretaria de Cultura de São Paulo
ORGANIZAÇÃO: Silvio Alexandre
APOIO: Fontes da Ficção | Fantasticon | Livrus
VAGAS LIMITADAS - Inscrição na Biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário