terça-feira, 2 de outubro de 2012

PERFIL DO AUTOR - CONTO - Nelson Magrini

SETEMBRO 2012 - NELSON MAGRINI




Era sempre assim, não importava o dia da semana ou a época do ano, fizesse calor ou muito frio. Também não importava quem eram aquelas pessoas ou suas idades. A noite mal começara e já fervilhava na grande cidade, fosse aqui ou em um distante lugar do mundo, e fora raras exceções, todos buscavam as mesmas duas coisas, os dois desejos mais perseguidos e, ao mesmo tempo, fáceis e banais, diversão e sexo.
No jargão do comportamento humano, sexo poderia abranger desde um beijo fortuito, roubado de modo insuspeito, ou uma mão que passeava e avançava com mais ousadia e ímpeto, às vias de fato, e era esse êxtase da procura que motivava e agitava as pessoas, de maneira consciente ou não.
Já diversão podia ser compreendida como um termo mais amplo e, em muitos casos, envolvia o próprio sexo. E lugares propícios a qualquer tipo de diversão não faltavam. Baladas, casas da moda, restaurantes clássicos ou exóticos, lugares requintados ou rústicos, para todos os gostos e padrão social. Nesse sentido, a noite na metrópole era viva e se agitava como um animal selvagem, com fogo nas entranhas e sede de movimento ininterrupto.
E nessa mescla de pessoas e tribos, cada qual possuía seus próprios caminhos e cantos, alguns espetacularmente iluminados e chamativos, enquanto outros, escuros, sombrios e escondidos.
Todavia, existiam aqueles que não se contentavam com variedade e, julgando-se especiais, se autoproclamavam descolados, indivíduos que, sabe-se lá por que, era invejados por muitos, em suas atitudes, modismos e posturas. Apesar de tal adoração silenciosa, tais pessoas procuravam recantos de exclusividade como alternativa à massa de consumo e sabiam de espaços diferentes, sem luzes chamativas por fora ou letreiros que brilhavam. E de todos esses lugares, o mais alternativo era conhecido por La Macchina.
Construído dentro de um antigo galpão de fábrica, com sua aparência exterior feia e suja mantida inalterada, era isolado acusticamente e não possuía letreiro ou qualquer outra forma de identificação. A propaganda à boca miúda dava o tom de exclusividade. Também não se formavam filas. Assim que a capacidade da casa se completava, independente da hora, a porta externa era fechada e trancada, até porque as pessoas presentes só deixariam o local quando com a manhã já avançando, e nada do lado de fora denunciava o quê ali se passava. Basicamente frequentada por jovens, era um meio termo entre o requinte e o rústico, e comportava frequentadores das mais diversas classes sociais.
Talvez tenha sido essa mescla de tipos que o atraiu; talvez, apenas o puro acaso, ninguém nunca saberá.
O som marcante, martelado nas batidas eletrônicas, ecoava forte na pista agitada quando a porta interna, em uma parte mais isolada do recinto, junto aos caixas e à saída, se abriu de modo inesperado. Dois seguranças, de pronto, se posicionaram à frente de um desconhecido que entrara, ambos tomados de surpresa, querendo compreender como ele ingressara depois que a casa havia sido trancada, mas de súbito, como que encantados com o que viam, lhe abriram passagem, quase lhe fazendo uma reverência, inesperadamente surdos para todo o demais.
O estranho vestia uma túnica branca, que lhe cobria o corpo como um todo, somado a um par de sandálias douradas, a mesma cor do cordão que lhe estreitava a veste à cintura.
Sem demonstrar qualquer incômodo com o som alto e as luzes coloridas, fortes e brilhantes, ele se infiltrou no meio da multidão, sequer se dando atenção de que, um a um, os frequentadores deixavam de fazer o que faziam e lhe abriam passagem, passando a admirá-lo, sem perceberem que à medida que o desconhecido se aproximava do centro da pista, a música ia diminuindo cada vez mais, como guiada por dedos mágicos de um DJ fantasma, até cessar por completo.
No entanto, por mais que o observavam, era impossível para qualquer um descrevê-lo. Certamente, não era um homem travestido de mulher, o mesmo se dando em relação a uma mulher com roupas de homem. Aquele ser trazia uma mescla categoricamente singular de masculino e feminino em um único corpo, uma amálgama das características de ambos os sexos.
Sem esboçar qualquer palavra, absoluto no silêncio que agora imperava, puxou uma garota para si, estreitando-a contra o corpo, e a beijou na boca, um beijo lânguido e demorado. Em seguida, fez o mesmo com um rapaz próximo.
Quando desatou o cordão e deixou a túnica cair, revelou um par de asas brancas e altivas e, ainda assim, ninguém estranhou, todos tomados por um fascínio que não os fazia desgrudar os olhos daquele verdadeiro ser celestial.
     Com sua nudez revelando um corpo ambíguo de dois sexos, o olhar do anjo perscrutou a multidão, olhos azuis que enxergavam além dos corpos. Mais do que isso, via a vontade e os desejos, e acima de tudo via o amor em suas mais inimagináveis formas. E em resposta, aqueles em quem tal olhar tocava, se viam envolvidos por um êxtase divino e angelical, por um amor pulsante, recentemente percebido como retesado e que gritava em vir para fora.
Por fim, dirigindo-se a todos, o anjo apenas disse:
– Amem-se...
A música retornou como um trovão, sacudindo a tudo e a todos, em toda sua intensidade. As pessoas se atiraram umas às outras e, em um frenesi de beijos e mãos, roupas foram tiradas ou rasgadas, atiradas longe e esquecidas. Pares e grupos se procuraram, conforme as tendências sexuais, e se entregaram à pura luxúria, a loucura mais louca do louco amor, forte e firme, contudo, sem violência. Nada acontecia sem o consentimento mútuo e recíproco. A insanidade se revelava controlada e prazerosa, e o caos, abençoado por um anjo, o anjo do amor.
Exultante, o ser ambíguo sorriu de forma delicada e contundente ao mesmo tempo. Como em resposta aos sentimentos ali gerados, o par de asas se distendeu às costas. Aquele era seu dever divino, semear o amor entre os mortais.

* * * *

Em breve amanheceria.
A música há muito havia silenciado, bem como o frenesi. Apenas, as luzes coloridas alternantes davam uma tônica surreal ao ambiente, onde agora restavam apenas corpos inertes, muitos debruçados uns sobre os outros, todos exaustos e exauridos de suas forças físicas e mentais até o extremo fim.
Humano algum permanecia sem consequências na presença de um anjo. Havia um preço; para tudo sempre havia um preço.
A criatura ambígua observou a todos por um momento, satisfeita. Ele não era um celestial qualquer, e até mesmo em sua morada havia aqueles que consideravam os de sua espécie apenas uma lenda.
Eram chamados de Comum de Dois, o sobregênero que trazia os dois gêneros em um só, e seu atributo era o amor, amor inigualável, aquele que nem mesmo em sonhos os humanos conseguiriam alcançar.
Havia muito a ser feito, ainda, e os dias eram poucos e curtos. Ainda assim, dispensou mais um olhar para aquelas pessoas, corpos que compunham um mosaico cruel, porém, sem dúvida, divino.
Seu sorriso se alargou. Ele estava satisfeito. Cumprira sua missão e a razão de sua existência.
Mais do que nunca, todos ali agora compreendiam o significado de “ama a teu próximo como a ti mesmo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário