domingo, 5 de agosto de 2012

BATMAN - O Cavaleiro das Trevas Ressurge




Já tive a oportunidade de participar de diversas discussões sobre a tal “Jornada do Herói” e no caso de Batman o Cavaleiro das Trevas Ressurge tenho que parafrasear a Oráculo do Filme Matrix: “Tudo que tem um início tem um fim”. Ainda existe muita discussão se esse Batman, o de Christopher Nolan, seria o Batman definitivo. A resposta é não sabemos. Mesmo porque, existe por ai diversos anúncios e boatos sobre uma “Liga da Justiça” que se aproveitaria do sucesso da Franquia de Os Vingadores.
O que importa saber agora é que esse filme fecha a franquia Cavaleiro das Trevas com muita primazia, deixando, é claro, caminhos abertos para uma seqüência. Muito se especula sobre isso também. O surgimento de um menino prodígio pode ou não significar uma continuação futura. O que me parece muito difícil, uma vez que nesse filme o ator Christian Bale teria exigido que Robin não aparecesse no filme, para não tirar o clima sombrio do Homem Morcego.
Posso garantir que em termos de enredo, esse filme ficou muito bom, ligando os acontecimentos do filme de 2008, onde Batman é responsabilizado pelo assassinato de Harvey Dent (Duas Caras). Houve uma grande preocupação com o elenco, mantendo todos os atores principais dos filmes anteriores: Gordon, Alfred, Fox e até o Espantalho, deram um ar de continuidade a trama.
Como não poderia faltar num filme do Homem Morcego, escolheram um vilão à altura de seu predecessor: Bane, o vilão conhecido por quebrar a coluna de Batman nos quadrinhos. (Batman: Vengeance of Bane. 1993). No filme Bane pretende continuar com o plano de Ra's Al Ghul, o vilão de Batman Begins, e para isso pretende explodir Gotham. Tudo se resolveria facilmente não fosse o fato de o herói da estória ter desistido de lutar. Bruce Wayne se vê as voltas com a Mulher- Gato e decide se vai ou não salvar Gotham City mais uma vez.
Vale ressaltar a excelente atuação do veterano Michael Caine no papel de Alfred, foram dele as cenas mais emocionantes do filme. Sobre a Mulher-Gato, bem, Anne Hathaway despensa apresentações, embora tenha sua atuação apagada no filme.
Batman o Cavaleiro das trevas Ressurge é um ótimo filme que irá agradar os fãs da franquia e poderá cair no gosto dos aficionados por quadrinhos. Fica a dica.

Resenha de L.H. Hoffmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário