quinta-feira, 7 de junho de 2012

Kaori 2 - Coração de Vampira


 


Titulo: Kaori 2: Coração de Vampira
Autor: Giulia Moon
Editora: Giz Editorial
Páginas: 432
ISBN: 9788578551551
Gênero: Literatura Fantástica - Terror
 
            Tendo Kaori, uma vampira oriental que possui uma tatuagem de dragão, como protagonista, o livro vem recheado de criaturas sobrenaturais como lobisomens, ogros, lâmias, sereias e até um Boto – meio boto pra ser mais exato – completando com personagens do universo sobrenatural japonês. A impressão que me deu foi de que há muitos personagens misticos que tornam a história um pouco cansativa.
            A obra tem varias histórias que correm paralelas, tirando por diversas vezes o foco da história principal e dando à protagonista a impressão de ser apenas mais uma personagem e não “A Personagem”.
            Por tratar-se de uma continuação do primeiro livro da autora (Kaori: Perfume de Vampira), o qual não li, tive a sensação em determinados momentos de estar faltando algo, apesar do esforço notório da autora em tornar o livro uma obra passível de se ler sem a necessidade de conhecer o outro livro.
            Outro ponto negativo são as mudanças drásticas de cenas dentro dos capítulos. Apesar da ideia ser boa (gosto muito dessa técnica), a autora não conseguiu atingir um ponto bom. Essa técnica, conhecida como suspensão é muito bem utilizada por Dan Brown, bem como pelos escritores brasileiros Felipe Pena em seu livro O Analfabeto que passou no vestibular e J. Modesto em seu livro Trevas. Também não gostei da capa. A produção poderia ser um pouco melhor trabalhada, pois o fundo vermelho, com título em dourado e um coração alado brega, igual aqueles utilizados pelos motoqueiros americanos da década de 1960, brigam entre si, transformando a capa num emaranhado visual.
            Mas não vamos julgar o livro somente pelos seus pontos negativos, Kaori 2 – Coração de Vampira tem muitas qualidades, em especial a fluidez na leitura e os personagens muito bem construídos. O relacionamento existente entre o vampiro Felipe e   o humano Samuel; o mordomo do vampiro Jorge e a peripécias da ninfomaníaca mulher-lobo Rachel são o ponto alto da obra, garantindo bom momentos e muita risada. Outro ponto alto é a vilão coadjuvante, uma vampira a la al Capone que no meu ponto de vista deveria ser a antagonista principal.
            No geral, o livro me surpreendeu, gerando a curiosidade em conhecer a outra obra da autora – Kaori, Perfume de Vampira. Recomendado.

Resenha de L. H. Hoffmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário